A era do FOOH: a mídia que combina realidade com manipulação digital viraliza nas redes

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FOOH

Barbie gigante se desencaixa em Dubai, e os cílios de um trem em Londres são pintados por Maybelline. É a nova onda de publicidade CGI.

A publicidade está entrando em uma nova era com o chamado “faux out of home” (FOOH) – ou, simplesmente, a falsa ativação outdoor – uma forma de mídia que combina realidade e manipulação digital.

Se fosse real, essa seria mais uma publicidade out of home (OOH), uma estratégia que usa a mídia física para alcançar o público. Tradicionalmente, a OOH se limitava a outdoors, painéis de trânsito, vitrines e outros formatos estáticos. Porém, com as novidades tecnológicas, a técnica tem se tornado cada vez mais dinâmica e inovadora.

A faux media out of home/fake media out of home (FOOH) usa efeitos digitais para brincar com a realidade e criar experiências visuais que têm alto poder de viralização e engajamento na internet. Além do metrô com máscara de cílios outros exemplos de publicidade FOOH são:

  • um outdoor que se transforma em um jogo interativo;
  • um painel que cria ilusões de ótica;
  • um manequim que parece estar saindo da vitrine.

Entre os benefícios estão:

  • Engajamento: um método envolvente que chama atenção e por isso, gera engajamento;
  • Visibilidade: esse engajamento gera compartilhamentos e consequentemente, aumenta a visibilidade da marca;
  • Personalização: pode atender aos diferentes tipos de marca e público-alvo.

Já os desafios são:

  • Custo: a FOOH ainda é algo novo e caro;
  • Tecnologia: requer tecnologia avançada, que pode ser complexa e alguns casos, difícil de ser implementada;
  • Veracidade: as situações criadas por essa tendência podem ser confundidas com anúncios reais, e isso pode acabar diminuindo a confiança do consumidor com relação à marca.

Por ser algo novo e criativo, a FOOH desperta curiosidade e desejo no consumidor. Ela pode ser usada em ações como:

  • Um desfile de moda virtual em um outdoor no meio de ruas internacionalmente conhecidas, como a Times Square, em Nova Iorque;
  • Uma marca de alimentos usa FOOH para criar um jogo interativo que permite aos consumidores ganhar prêmios;
    Uma marca de automóveis cria uma experiência de realidade virtual que permite aos consumidores testarem carros novos.

A FOOH é uma forma de publicidade promissora que pode oferecer uma série de benefícios para as marcas. No entanto, é importante considerar os custos e desafios envolvidos antes de implementar essa tecnologia. Com relação à veracidade, a questão talvez possa ser resolvida com um rótulo que sinalize ao público que aquela peça é um material publicitário.

 

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