Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair o interesse das pessoas, através de um bom conteúdo. Traduzindo para o português, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração.

Ele possui três grandes pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégia em Redes Sociais.

O Inbound Marketing é uma técnica que traz mais resultados e é não é necessário um grande investimento, e assim, atrai muitos clientes e consumidores, sem instituir publicidades que acabam atrapalhando a própria imagem da uma empresa. Nessa técnica o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

Inbound Marketing

Principal objetivo do Inbound Marketing 

O principal objetivo do Inbound Marketing é alavancar as vendas de uma empresa! E para que isso aconteça, ele atrai visitantes, que se tornam leads, os quais podem virar clientes se as técnicas forem usadas corretamente. Então, esses clientes passam a divulgar a sua marca.

O que é Lead?

No Marketing Digital, o lead é uma forma de qualificação de um contato, ou seja, um potencial cliente que mostra interesse em adquirir um produto ou serviço de uma empresa.

Geralmente esse interesse é mostrado quando um usuário preenche seus dados em um formulário de uma empresa, a fim de receber mais informações do produto, receber a newsletter ou receber um conteúdo específico.

A partir do momento em que o interessado faz o cadastro, o lead passa a fazer parte do funil de vendas da empresa e as equipes de marketing passam a trabalhar para conseguir fechar um negócio com esse lead.

Como funciona o Inbound Marketing

Existem 6 princípios que promovem o funcionamento do Inbound Marketing, são eles:

Jornada de compra: Não basta conquistar o interesse superficial dos clientes, é importante fidelizá-los. Por isso, existem algumas etapas da jornada percorrida pela Persona até o momento da compra;

Funil de vendas: É uma estratégia que dá suporte à jornada de compra. Mostrando a jornada do cliente desde o primeiro contato com a empresa até a concretização da venda;

Marketing de Conteúdo: Produção de conteúdo exclusivo e de boa qualidade é fundamental para o funcionamento do Marketing Inbound;

Personalização: Com as estratégias promovidas pelo Inbound Marketing, uma empresa pode tornar cada cliente único. A Exclusividade e a personalização do conteúdo tornam o cliente único e especial;

Interação: Interagir com o seu público faz toda diferença, pois além de gerar mais confiança, a empresa ganha mais credibilidade. Então, mensure os resultados e interaja mais com o público;

Estratégia de Multicanais: Essa estratégia traz benefícios tanto para o cliente quanto para a sua empresa. Ofertar várias opções de contato com sua loja e disponibilizar seus produtos em todos os meios de comunicação aumenta as oportunidades de engajamento com seu público, consequentemente alavanca as vendas;

Definição de Persona: Para se comunicar de maneira correta e obter resultados positivos é fundamental conhecer o seu público. E por isso, é importante criar a sua buyer persona. Esse deve ser um dos primeiros passos para qualquer estratégia de marketing. Persona ou Buyer Persona, é um personagem semi fictício que representa o seu cliente ideal.

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são a mesma coisa?

O conceito é parecido e podem até ser confundidos. Mas, o Inbound Marketing em sua essência chega ao fim, quando você conclui a venda. Porém, é necessário continuar com o Marketing de Conteúdo para fidelizar o cliente após a venda.

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