O frete é uma das principais preocupações da loja online, isso acontece porque para o produto chegar até o cliente ele precisa atravessar uma etapa importante: o envio.
Pensando nisso, separamos algumas opções de frete para o e-commerce que vão te ajudar a planejar a melhor forma de enviar encomendas.
A importância do frete para e-commerce
O frete é um dos últimos passos do processo de compra do cliente. Justamente por ser a etapa antes da satisfação do consumidor (o momento em que ele recebe o que adquiriu), a entrega tem papel muito importante na experiência do usuário e pode ser determinante para dizer se ele vai ou não voltar a fazer negócio.
Além disso, um frete caro ou muito demorado também pode afastar o consumidor, pois esses são apontados como fatores de grande relevância que levam ao abandono de carrinho. De acordo com o E-Commerce Radar, a taxa de abandono de carrinho no Brasil é de 82%, uma das mais elevadas do mundo.
Pensando nisso, se atentar a tópicos como gestão logística eficiente, agilidade do frete para e-commerce e preocupação com a boa experiência de compra do usuário podem ajudar o seu negócio a se destacar no mercado.
A agilidade do frete influencia na experiência do cliente
A consultoria americana PwC divulgou na pesquisa Global Consumer Insights que 40% dos consumidores entrevistados estão dispostos a pagar um pouco mais para receber suas encomendas o mais rápido possível. Para esses consumidores, a agilidade do frete é um fator determinante para a boa experiência de compra.
De fato, investir na agilidade do frete do seu e-commerce pode ser a mudança que faltava para o seu negócio crescer. Mas como fazer isso? O primeiro passo é analisar os pontos fracos da sua estratégia de frete para e-commerce e os gargalos que devem ser trabalhados.
Você sabe quanto tempo gasta para separar e embalar as encomendas? Esse é um fator que pode impactar no prazo de entrega.
Mais uma dica sobre a agilidade do frete e melhoria da experiência do usuário é preparar-se com antecedência para as datas comemorativas, especialmente aquelas que afetam o nicho no qual seu negócio está inserido.
Quais são os tipos de frete para e-commerce mais comuns?
Cada transportadora dá nomes especiais aos seus serviços de fretes, de modo a diferenciá-los no mercado. No entanto, percebemos que há tipos de frete em comum na maioria delas, que consideram fatores como velocidade da entrega, nível de fragilidade e de especificidade do produto transportado e área de abrangência da transportadora.
A seguir, listamos os tipos de frete mais comuns nas transportadoras brasileiras.
📌 Frete econômico: É um frete mais barato, porém com um prazo de entrega maior. É um tipo de envio que as lojas virtuais devem oferecer, pois barateiam o custo da entrega. Nos Correios, por exemplo, o frete econômico recebe o nome de PAC. Na Jadlog, há o serviço Jadlog Package e na Azul Cargo Express há a modalidade de envio chamada e-Commerce.
📌 Frete expresso: É uma modalidade de frete de prazo mais curto, mas com custo maior. É importante para o lojista oferecer a opção de entrega expressa, pois muitos consumidores têm urgência em receber seus pedidos, e estão dispostos a pagar mais caro para terem logo em mãos aquilo que compraram. O exemplo mais conhecido de frete expresso é o Sedex, dos Correios. Mas também há serviços como Jadlog Express, da Jadlog, e o Amanhã, da Azul Cargo Express.
Além dos tipos de frete descritos acima, amplamente praticados no e-commerce, temos outros dois conceitos importantes: frete CIF e frete FOB. Eles são mais ligados ao tipo de transação do que a modalidade de entrega em si:
👉 Frete CIF: a sigla significa Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete). Trata-se de uma modalidade de transação de frete onde a responsabilidade pelo envio fica a cargo da empresa fornecedora do produto (chamada de embarcador). É a modalidade padrão das vendas no e-commerce e no modelo B2C (empresa para consumidor).
👉 Frete FOB: a sigla quer dizer Free on Board (Livre a Bordo). Essa é uma modalidade de transação onde a responsabilidade pelo envio é do comprador da mercadoria (destinatário). Nesse tipo de frete, o comprador adquire a mercadoria e precisa retirá-la e transportá-la até o seu destino final. O frete FOB é mais usado nas relações entre empresas, chamadas de B2B.
Melhores opções de frete para e-commerce
Os diferentes tipos de frete impactam diretamente no preço final da entrega para o seu cliente, por isso é importante entender cada um e escolher a modalidade mais adequada ao perfil do seu negócio.
Correios
Os Correios é uma empresa conhecida em todo o Brasil, ele atua no envio de encomendas no país há mais de 50 anos e possui alcance nacional e internacional, sendo a preferência de muitos brasileiros como opção de transporte.
O Correios possui uma forma de contratação mais barata que convencional usada é o chamado Correios Fácil, com o contrato os clientes têm acesso a serviços com tarifas reduzidas, pagamento a prazo e ferramentas gratuitas com integração webservice, por exemplo. Soluções de logística, mensagem, certificação digital e marketing são alguns dos serviços disponíveis nesta modalidade de contratação.
Vantagens
Ele tem o valor do frete como aliado ao enviar encomendas, também oferece preços mais baratos, além disso, é uma empresa popular e com credibilidade, gerando confiança principalmente às pessoas que não estão acostumadas a comprar pela internet.
É possível também fazer um contrato com os Correios a partir de um CNPJ e, conforme o volume de encomendas enviadas, conseguir fretes ainda mais em conta.
Entrega por transportadora
As transportadoras são empresas privadas que realizam entregas de encomendas. Neste caso o serviço de frete será terceirizado e você deixará os produtos na mão de uma empresa parceira que cuidará da parte logística.
Vantagens
- melhores prazos para entregas;
- uso de sistemas de tecnologia garantindo mais segurança e rastreio preciso;
- possibilidade de negociação de valores por volume de envios.
Frete Courier
Este é um tipo de frete expresso, ou seja, são entregas muito rápidas enviadas dentro de um prazo muito curto. O Frete Courier pode ser feito através de uma transportadora ou também pelo próprio Correios (Sedex).
Vantagens
- o prazo de envio é a principal vantagem deste serviço;
- o cliente pode optar por receber o seu pacote dentro do prazo de 24h;
- as entregas também podem ser feitas aos finais de semana, deixando ainda mais rápido.
É ótimo para emergências, entregas de documentos e cargas pequenas. De acordo com a necessidade, alguns clientes até preferem pagar um pouco mais caro e ter o produto entregue com essa agilidade.
Kangu
A Kangu é uma multinacional com filiais na Colômbia, México e Brasil que trabalha em parceria com diversas transportadoras para oferecer o melhor frete para e-commerce’s, seus principais serviços são:
- Postagem de mercadoria em pontos parceiros ou no Correios
- Retirada de Mercadorias
- Devolução de Mercadorias
A plataforma de frete também se integra com as principais plataformas de e-commerce do mundo e ERP’s, as principais integrações possíveis são: Magento, Bling, Woocommerce, Prestashop, Loja Integrada, Opencart e Nuvemshop.
Frenet
A Frenet é uma robusta plataforma de fretes para e-commerce que oferece até 56% de desconto em frete com mais de 300 transportadoras integradas, 80 plataformas de e-commerce e mais de 15.000 lojas ativas.
A empresa oferece plano básico gratuito e um plano pago com integração para qualquer transportadora do Brasil, além disso, a plataforma faz indicações de quais as melhores transportadoras para o seu tipo de negócio.
As principais integrações de ERP’s e plataformas de e-commerce são: Bling, Woocoomerce, Duda, Magento, Loja Integrada, Prestashop, Opencart, Nuvemshop, Hub2b e Tiny.
Envio fácil
Ele é um frete do PagSeguro que veio para garantir agilidade, economia e qualidade no envio dos produtos. Veja o que oferece:
- economia na contratação do frete;
- agilidade e segurança nas entregas;
- rastreio do pedido;
- proteção contra perdas e extravios;
- abrangência em todo Brasil.
O Envio Fácil permite calcular o frete conforme as medidas da mercadoria, assim o cliente não terá surpresas desagradáveis ao se deparar com o valor do envio. Ele é simples, rápido, prático e irá te ajudar com toda a logística de transporte do negócio.
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