10 plataformas de e-commerce para montar sua loja virtual

O que você vai ler?

Se você planeja montar sua própria loja virtual, deve saber bem que o ideal é que monte sua própria página. Afinal de contas, serviços como os do Mercado Livre, eBay e aplicativos como o Enjoei cobram taxas sobre as vendas, algo que não é incômodo para quem apenas deseja se livrar de itens usados.

Mas para quem procura vender profissionalmente na internet, essas taxas acabam por obrigá-lo a vender mais caro que seus concorrentes que contam com um site próprio. Ou seja, o melhor é recorrer às plataformas de e-commerce.

Para quem está nessa fase de transição ou estudando como fazer negócios na internet, vale mencionar que existem diversas plataformas especializadas em ajudar seus usuários a montarem lojas virtuais. Esses serviços contam com milhares de modelos de sites e normalmente atendem a todo tipo de e-commerce, seja você um vendedor de produtos artesanais ou um revendedor de produtos cosméticos, entre muitos outros.

 

O que considerar na hora de escolher uma plataforma de e-commerce?

Integrações

Por mais completa que a plataforma seja, você ainda precisará de algumas integrações com outros sistemas e outras plataformas.

É necessário pensar em integrações de comunicação, como atendimento via chatbots, por exemplo.

Além disso, o processo de pagamentos de uma loja virtual precisa ter automatizado, com a ajuda de uma plataforma completa e robusta que faça a gestão dos seus recebíveis de forma segura.

Da mesma forma, você também deve pensar nas integrações com antifraude e recursos de segurança, que são fundamentais para proteger os dados dos seus clientes.

Usabilidade

Sua plataforma precisa rodar com agilidade, tanto no desktop quanto no mobile. Por isso, procure por plataformas que sejam altamente responsivas e que ofereçam uma experiência de compra excelente.

Se um cliente não consegue ver informações sobre seu produto, tem dificuldades para acessar o carrinho e finalizar na página de checkout de pagamento, provavelmente vai abandonar sua loja e procurar um concorrente.

Personalização

Além de tudo o que já falamos aqui, a personalização também precisa ser considerada para quem quer empreender no segmento e-commerce.

Algumas plataformas, principalmente as que oferecem versões gratuitas, são bem limitadas quanto ao uso.

Muitas vezes, os templates oferecidos ajudam em um primeiro momento, mas a longo prazo, você precisa de uma loja que tenha o tom de voz e cara da marca.

Métricas e relatórios

Acessar indicadores para e-commerce e relatórios em tempo real é fundamental para a saúde financeira do seu negócio.

Uma plataforma que não oferece esses dados provavelmente vai te deixar no escuro no meio do caminho, e é importante analisar cada uma delas.

Separamos abaixo 10 plataformas de e-commerce que podem ser usadas para iniciar seu negócio comércio digital. Todos contam com funções únicas e as mais diversas facilidades, muitos deles não necessitando ter habilidades em programação.

1. Nuvemshop

Hoje a Nuvemshop é apontada como a plataforma de e-commerce líder da América Latina. Revela uma tecnologia robusta e de fácil usabilidade, ideal para os PMEs. Seu time garante 99,9% de uptime durante o ano.

Dentre as diversas possibilidades que oferta, destacam-se: layouts com mais de 40 opções de personalização, associação com o Google Analytics para o acompanhamento dos KPIs do negócio e gerenciamento simplificado (como organização de produtos e categorias de maneira massiva).

Além disso, possui integração com os maiores players do mercado, especialmente nas categorias de envios (Correios, Loggi, Envio Fácil, Jadlog e Mercado Envios) e de pagamento (Wirecard, Paypal, PagSeguro, Mercado Pago etc).

Apresenta associação com ferramentas de marketing (Facebook Store e Instagram Shopping) e aplicativo para o gerenciamento da loja virtual por meio de dispositivos móveis (disponível em Android e iOS).

2. Wix

Com foco em trazer excelentes vitrines para seus usuários, o Wix também é uma plataforma destinada a usuários que não possuem experiência em desenvolvimento. Vale lembrar que o Wix também é otimizado para dispositivos móveis, permitindo que sua loja seja acessada pela maioria dos dispositivos.

O Wix permite colocar o PayPal como opção de pagamento, além de cartões de crédito ou boleto bancário, sem a cobrança de comissão. Ele também conta com um sistema para gerenciamento dos pagamentos e acompanhamento de entregas. O Wix também é recomendado para quem planeja utilizar cupons de desconto, permitindo que os configure nas páginas de checkout do seu ecommerce.

3. Magento

Outra das plataformas de e-commerce mais populares no mundo inteiro. O Magento também possui a vantagem de possuir planos em valores mais acessíveis. Porém, sua principal vantagem está na possibilidade de utilizar diversas extensões gratuitas, criadas pela equipe por trás do serviço ou pela comunidade de usuários.

Isso faz com que o Magento seja bastante elogiado por quem deseja flexibilidade para personalizar sua loja virtual. 

4. WooCommerce

Destinado aos sites feitos na plataforma WordPress, o WooCommerce permite transformar blogs ou quaisquer tipos de sites em lojas virtuais. Isso o torna ideal para blogueiros e influenciadores digitais que pretendem lançar um e-commerce com produtos relacionados ao seu conteúdo.

A extensão conta com diversos plugins compatíveis, permitindo adicionar mais funcionalidade à loja, como mais opções para pagamento ou plataformas de chat online para atendimento.

5.Drupal

O Drupal é ideal para quem já possui conhecimentos em desenvolvimento e prefere economizar na assinatura. É uma ferramenta de código aberto, permitindo maior personalização na hora de montar sua loja virtual. Porém, ele não chega a ser tão complexo quanto à maioria das ferramentas que utilizam código aberto, já que seus módulos são de fácil instalação.

Vale lembrar que ele também conta com uma grande variedade de extensões e plugins, disponibilizados por sua comunidade de usuários.

6.Tray

Uma experiente empresa na área do e-commerce, o Tray já possui 15 anos de história auxiliando empresas a montarem suas lojas virtuais. A plataforma conta com planos que servem tanto a pequenas quanto grandes empresas, além de poder ser integradas aos sistemas de marketplace de grandes redes varejistas, permitindo colocar seus produtos à venda nelas.

Entre as funcionalidades, destacamos o acesso ao código-fonte, que permite fazer alterações além do editor já embutido. Também podemos destacar a variedade de modelos prontos para criar lojas que podem ser acessadas tanto pelo computador quanto pelo celular. Acesse a página do Tray para saber mais sobre o serviço, que pode ser contratado diretamente por usuários que adotarem a Locaweb como serviço de hospedagem.

7. Linx Commerce

Outra das mais populares plataformas de e-commerce no mercado. Contando com ofertas que vão de acordo às necessidades do lojista – de tal maneira que cada plano é personalizado -, o Linx Commerce não limita o acesso à sua loja nem cobra taxas por suas vendas. A principal vantagem da plataforma é a possibilidade de integração com diversos sistemas ERP, além de também permitir trabalhar no sistema de marketplace ou criar sua loja no Mercado Livre.

Alguns dos recursos disponíveis aos usuários do Linx Commerce são a grande variedade de opções para personalizar seu e-commerce, motor de busca interno que busca produtos mesmo que escritos com poucos erros e sugestões já na página inicial, evitando que o usuário tenha de navegar por mais uma página para realizar uma compra. Saiba mais sobre o Linx Commerce.

8. Vtex

A principal empresa de e-commerce na nuvem, ou seja, que oferece soluções para lojas virtuais através da tecnologia de armazenamento. Isso permite que possa acessar recursos para configurar sua loja de qualquer lugar ou aparelho.

Outra facilidade é a de integrar seu sistema de inventário, pagamentos e frete com a Vtex, já que a tecnologia permite que utilize a plataforma com outros sistemas integrados de seu negócio. E-commerces criados através da Vtex também podem contar com o sistema de SmartCheckout, possibilitando que venda em apenas um clique.

9. Shopify

Uma das mais populares ferramentas de e-commerce, o Shopify é conhecido pela acessibilidade e disponibilidade de modelos prontos. Ou seja, a principal vantagem do Shopify é a de permitir que monte sua loja e a configure o mais rápido possível, acelerando seu lançamento.

Além disso, o Shopify também cria lojas com design responsivo, ou seja, otimizadas para tela de smartphones, tablets e computadores. Outras vantagens incluem a possibilidade de colocar o Pixel do Facebook em suas páginas, permitindo criar públicos personalizados para usar em seus anúncios na rede social.

O Shopify funciona por assinatura e conta com um período de testes gratuitos para novos usuários. Saiba mais sobre o serviço e confira esse texto para saber como criar públicos semelhantes no Facebook de 4 maneiras diferentes!

10. Betalabs

A Betalabs é uma solução que possui três módulos: Plataforma e-Commerce, Clube de Assinaturas e ERP. Dessa forma, consegue unificar as operações de uma empresa em um único software 100% online — consolidando assim as vendas do e-commerce com marketplaces e lojas físicas.

Existem duas opções de contratação da plataforma. Uma delas é o plano PRO, com todas as funcionalidades do sistema. Já a outra, batizada de ENTERPRISE, oferece também o desenvolvimento de funcionalidades sob medida para seus clientes.

A plataforma atende desde grandes corporações, como Bayer e Faber-Castell, a startups de sucesso, como The Gin Flavors e Caixa oculta.

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