Introdução:
As tendências de negócios para 2023 têm como base a mudança de comportamento dos consumidores que ocorreu nos últimos anos, fortemente impulsionada pela pandemia. É inegável que a crise sanitária teve um impacto significativo na forma como as pessoas consomem produtos e serviços.
Hoje, as tendências são influenciadas pelo público e seus interesses. Desde os bancos totalmente digitais até a telemedicina, o consumo está cada vez mais digital. Como resultado, as empresas precisam se adaptar às novas demandas dos consumidores e adotar tecnologias avançadas e seguras em todos os setores.
Ademais, é importante ressaltar que a transformação digital não é mais uma opção, mas sim uma necessidade. As empresas que não se adaptarem às mudanças do mercado correm o risco de ficar para trás.
Nesse sentido, confira a lista de 10 tendências de negócios para 2023
-
Aplicativo de fitness e saúde
A crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, estimulada pela pandemia, impulsionou o mercado fitness nos últimos anos.
Essa tendência também se refletiu na busca por aplicativos de saúde e fitness, que oferecem às pessoas a possibilidade de monitorar suas atividades físicas e seu desempenho em exercícios como corridas, caminhadas, natação e pedaladas.
-
Negócios circulares
A economia circular é um novo conceito de negócio que propõe a reciclagem, eliminação de resíduos e redução do impacto humano no meio ambiente. As empresas que atuam nessa área têm tudo para crescer, muito em razão das tendências do consumo verde e desenvolvimento sustentável.
O reaproveitamento de materiais é um dos ramos desta área que deve ganhar destaque. Um bom exemplo é a startup reLóco, que conecta pessoas com materiais de construção sobrando (revestimentos não usados, torneiras, cerâmicas, etc.) a compradores em potencial, promovendo a circularidade na construção civil.
Outro case de sucesso é da Pentatonic, que produz móveis e utensílios com design inovador a partir de resíduos. Então, se você tiver uma boa ideia para usar resíduos e reciclar materiais, pode transformá-la em uma startup lucrativa.
-
Transportadora
O crescimento das vendas online nos últimos anos impulsionou também outro setor: o de logística. Inclusive, já existem plataformas dedicadas a conectar caminhoneiros autônomos, transportadoras e embarcadores, como a Cargo X.
A tendência é que o e-commerce continue avançando e as empresas logísticas aproveitem a onda de crescimento. Contudo, é uma boa oportunidade para investir no ramo de transportadoras.
-
Produtora audiovisual
O mercado audiovisual vem ganhando força ano após ano, principalmente porque as mídias em vídeo são a principal forma utilizada para criadores de conteúdo, empresas e marcas se conectarem com o público.
Com o aumento da demanda por conteúdo audiovisual, uma produtora de vídeo pode ser um ótimo negócio para quem pretende trabalhar com serviços.
Contudo, o ideal é ter algum conhecimento na área e um bom capital para começar a empreender, já que se trata de um ramo bastante técnico e que exige um considerável investimento inicial em equipamentos.
-
Delivery de comida
Muitas pessoas gostam de pedir comida por aplicativos e até pelo WhatsApp, principalmente quem trabalha em casa. Nesse sentido, o delivery de comida é um mercado promissor, no qual negócios da área podem contar com muitas facilidades e opções de aplicativos de entrega.
-
Negócios EAD
Se você é professor e dá aulas de reforço, ensina a tocar instrumentos ou entende como fazer artesanato, use o seu conhecimento como ideias de empresas para abrir. É possível lecionar de casa com pouco investimento, gravando os materiais até mesmo pelo celular.
Os alunos são atraídos pelos conteúdos e anúncios de professores nas mídias digitais, como o YouTube e o Instagram. Se informe melhor sobre os interesses do seu público e passe adiante tudo o que você sabe!
-
Mercado pet
Muito além dos pet shops, esse mercado traz inúmeras oportunidades para empreender, como lojas de acessórios para cães e gatos, clínicas veterinárias, serviços de pet sitter e dog walker e conteúdo para tutores.
Além disso, ainda existe um segmento pet de luxo que oferece serviços diferenciados, como spa, acupuntura, ioga e até buffets especializados em festas caninas.
-
E-commerce
Com um pequeno estoque de produtos, você consegue abrir uma loja virtual em uma plataforma de vendas e atender aos pedidos dos seus clientes. Existe uma infinidade de opções que você pode disponibilizar, bem como: artigos para casa, semijoias, roupas, calçados etc.
-
Cosméticos
Cuidado pessoal é uma das características dos brasileiros. De acordo com dados da Forbes, o Brasil é o quarto maior mercado do mundo quando o assunto é beleza e bem-estar.
Isso faz desse setor uma aposta interessante, seja para uma loja online ou física, que pode vender cremes, maquiagens, perfumes, sabonetes, esmaltes etc. Fique de olho nas tendências do ramo e ofereça produtos diferenciados da concorrência!
-
Eletrônicos e acessórios
Outra opção dentre as ideias de empresas para abrir nos próximos anos pode ser um comércio de produtos eletrônicos e acessórios para computadores e notebooks.
Com a popularização do trabalho remoto, as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet. Dessa forma faz com que elas busquem por smartphones, tablets, mouses, suportes para celular, notebooks e artigos relacionados à informática com alta qualidade para um melhor desempenho no seu dia a dia.
E aí, acha que essa matéria vai te ajudar a alavancar seu negócio? Compartilhe para ajudar outros empreendedores também. Confira outros artigos como esse no Blog da Hit.
Gostou? Compartilhe!