Introdução
Atualmente, redes sociais são ferramentas poderosas para as empresas que querem se aproximar cada vez mais de seu público. E os anúncios são uma ótima estratégia para acelerar o processo. Por isso, as empresas precisam alinhar as suas estratégias de marketing diretamente às redes sociais, sabendo como explorar melhor cada uma delas.
O Twitter é uma excelente rede social para as empresas que trabalham com alto fluxo de informações.
Em termos de anúncios, o Twitter permite que os perfis e tweets sejam promovidos, porém, um dos recursos mais poderosos é a possibilidade de promover um trending topic. Isso significa que um trend topic estará disponível na página principal na lateral direita. Empresas como o Google já promoveram ações publicitárias utilizando trending topics.
O Facebook é uma rede social indicada para interação com o público. Com as opções de reações, compartilhamentos e comentários, é possível medir o nível de uma postagem através destas poucas informações. Porém, a ferramenta vai além, mostrando ainda o alcance, o horário de maior visita dos usuários, o gênero deles e suas preferências.
Os anúncios do Facebook permitem trazer mais reações, comentários e compartilhamentos para uma postagem. Além disso, é possível promover uma página para que ela obtenha mais seguidores e também é possível promover um link para que ele receba mais acessos. Empresas que possuem sites devem utilizar muito esta opção, pois o público pode ir direto ao site da empresa.
O Instagram é uma rede social recomendada para as marcas que utilizam muitas fotos. O feed do Instagram é muito volátil, porém ele permite que mais de uma postagem seja feita por dia, diferentemente do Facebook.
Esta estratégia pode ser adotada porque o feed do Instagram mostra a mesma postagem com maior frequência, enquanto a postagem do Facebook pode ter sido vista uma vez apenas. As campanhas de anúncio do Instagram são muito parecidas com as do Facebook, porém o engajamento do público no Instagram pode ser maior que o de uma página em outra rede social.
Alinhe estratégia do Instagram com a do Facebook e gere muitos retornos positivos às empresas.
Vídeos Patrocinados (YouTube)
Vídeos Patrocinados como o YouTube, por exemplo, permitem que o público veja a empresa como uma recomendação de alguém. Diversos canais do YouTube possuem alta confiabilidade de informação e recomendação com seu público.
Investir em um canal que faça review, unboxing e teste de produtos faz com que os seguidores daquele canal se sintam mais próximos da empresa. O índice de confiabilidade aumenta, justamente porque o dono daquele canal está recomendando aquele produto e os fãs costumam seguir dicas de donos de canais especializados.
Independente de qual rede social utilizar, é importante alinhá-las com as estratégias de marketing da empresa, para que ela consiga atingir corretamente seu público nas redes sociais que ele está mais presente.